19 de abr de 2013

Por que 19 de Abril é considerado o Dia do índio?


Hoje, 19 de abril, é comemorado o Dia do Índio em toda a America, momento em que as lideranças se reúnem para buscar melhores condições para os indígenas do nosso continente. Mas porque esse dia foi escolhido?

Bom, para contar essa história devemos voltar ao ano de 1940, quando foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, no México. O evento tinha o intuito de reunir as lideranças indígenas de toda a América, para discutir a discriminação e perseguição que os grupos recebiam desde o início da colonização do continente americano.

Porém, na época os indígenas tinham grande temor do “homem branco” por conta dos anos de perseguição, e não aderiram ao encontro em seus primeiro dias, pois achavam que tudo não passava de uma armadilha.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América.

Em nosso país a data foi aderida em 1943, quando o então presidente Getúlio Vargas através do decreto de lei número 5.540 adotou o dia 19 de Abril como o Dia do Índio. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril. O dia do Índio tem como função relatar os direitos indígenas e faz com que o povo brasileiro saiba da importância que eles têm na nossa história.


Comemorações e importância da data:
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário