24 de fev de 2017

Sesa orienta para cuidados com a saúde durante o carnaval

Fonte: Elmano Pantoja

Para boa parte da população, carnaval é sinônimo de folia e muita diversão. Para aproveitar melhor os dias de festa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) orienta que os cuidados com o bem-estar devem ser redobrados para que cada dia de folia possa ser aproveitado sem danos à saúde.

Apesar de não haver desfile das escolas de samba este ano, as marchinhas de carnaval das festividades privadas devem ser acompanhadas do consumo de bastante líquido, principalmente para quem for ingerir bebidas alcoólicas, o que facilita a desidratação. Vale lembrar que vivemos em uma região de calor intenso o que requer o consumo de água constantemente.

Além da água, a exposição ao sol e alimentação pesada também podem estragar com a folia, segundo o médico e secretário de Assistência à Saúde, Álvaro Pereira. "É importante repor o protetor solar e, antes de sair, comer algo leve. Um grande problema também é o consumo excessivo de bebidas alcoólicas que pode gerar uma série de transtornos. Lembrando também que a combinação de álcool e direção deve ser evitada", alertou.

Outra recomendação é evitar fantasias pesadas, principalmente durante o trajeto do bloco “A Banda”, onde há uma grande concentração de público. As alegorias podem se tornar um infortúnio em meio à aglomeração de pessoas e o calor excessivo da região, causando, além do desgaste físico, falta de ar.

A atenção também deve ser redobrada com as crianças, tendo em vista os bailes de carnaval infantis e as demais programações em que os pais levam os pequenos. Os cuidados devem ser os mesmos: fantasias leves, protetor solar, no caso de exposição solar, e água para não desidratar.


"É importante evitar objetos cortantes nas fantasias das crianças, devido a agitação, além de objetos pequenos para que não introduzam nas narinas e ouvidos, que são casos comumente registrados neste período", ressaltou a diretora do Hospital da Criança e do Adolescente, Zoraima Maramalde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário