1 de mai de 2017

Homenagem a Belchior - Conhece-te a Ti Mesmo

Por: Anderson Calandrini

Não estou aqui hoje para pagar de cult, dizendo que era um grande fã das composições de Belchior. Mas não posso deixar de lado o fato de ele ser um grande compositor. E para falar sobre ele, fui buscar uma informação muito importante, o nome completo deste (Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes). Levando em conta o que dizem o s mais velhos sobre saber o nome completo de pessoas que nos deixam grandes obras.

- Isso é o reconhecimento mínimo que podemos ter em quanto a uma obra e seu criador;

Com isso puder perceber uma coisa. Ele é, de longe, um dos maiores nomes da música popular brasileira (Literalmente);

Em muitos casos conheci a obra dele sendo interpretado por outros músicos, e em muitos desses nem ao menos sabia se tratar de uma composição desse poeta, mas o que admirava pela facilidade de compor, e exaltar as coisas da sua terra, da sua pátria e dos países mais próximos.

Entre essas grandes composições está a música "A Palo Seco", que de maneira poética exalta a nossa realidade, em detrimento da industria de massa que vem de países desenvolvidos, uma música que serve para chamar a atenção de quem o escuta, quanto a exaltação do que está mais próximo.



Na música o eu-lírico exalta que tem muito mais intimidade com as coisas que estão próximas de sua realidade como o tango argentino, do que a cultura vinda dos países desenvolvidos, exaltando de forma simples que devemos primeiro sentir orgulho das nossas produções, do que taxar tudo como um lixo midiático, dando vez a cultura de massa preparada para venda.

O personagem da poesia ainda vai mais além, destacando que, quem o observa falando dessa forma, o julgará como sendo antiquado, mas na verdade ele buscar abrir a mente para o que produzimos de bom. Como é debatido na filosofia, você não pode amar outra pessoa (ou cultura), antes de aprender a se amar (a sua própria). "Conhece-te a ti mesmo".

E por fim a poesia finaliza destacando que espera que essa simples reflexão possa entrar nas pessoas que a escutam, fazendo com que mudem de ideia, e assim possam olhar com mais carinho as coisas boas que saem da nossa terra. Antes de comprar inúmeros cd's do novo American Idol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário